A Prefeitura de Ouro Preto do Oeste deu início à distribuição de novos kits de medicamentos às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A medida, segundo a administração, Alex Testoni, tem como objetivo descentralizar atendimentos médicos simples e aliviar a superlotação no Hospital Municipal, especialmente no período noturno.
De acordo com o prefeito, a sobrecarga da unidade hospitalar tem sido agravada por atendimentos de casos clínicos de baixa complexidade, como febre, vômito e diarreia, que poderiam ser resolvidos nas UBSs. Para combater essa situação, os postos de saúde passam a contar com kits compostos por medicamentos injetáveis e orais destinados ao tratamento imediato desses sintomas.
Entre os itens incluídos estão dipirona, diprofenid, buscopan, tenoxicam, dramim e anti-inflamatórios diversos. Os medicamentos já começaram a ser enviados diretamente da farmácia básica do município, que também abastece os kits de urgência e emergência das unidades, incluindo remédios para quadros de hipertensão, surto psicótico e hipotensão.
A gestão municipal implementou um sistema de dispensário para garantir o controle e distribuição dos medicamentos em todas as UBSs. A medida é acompanhada por um protocolo técnico desenvolvido pela equipe farmacêutica da prefeitura.
Sensação
Vento
Umidade