4
1

Ataque ucraniano com drones que abalou a Rússia

Os militares ucranianos têm usado drones extensivamente contra a Rússia

02/06/2025 13h45
Por: Redação
Fonte: G1ro

A Rússia sofreu neste domingo (1) um dos ataques mais audaciosos perpetrados por forças ucranianas desde o início do conflito, no que aparenta ser o maior golpe para a aviação russa desde a invasão da Ucrânia.

A Ucrânia afirma ter destruído mais de 40 aviões de guerra russos em vários aeródromos militares em território russo.

De acordo com um comunicado do serviço de segurança ucraniano, SBU, a Ucrânia realizou "uma operação especial em larga escala" e "bombardeiros estratégicos inimigos estão queimando em massa na Rússia"

Ataque da Ucrânia destrói 41 aviões de guerra da Rússia

Uma fonte disse à BBC Ucrânia que aeronaves foram atingidas, incluindo os bombardeiros estratégicos com capacidade nuclear Tu-95 e 22M3, bem como aeronaves de alerta antecipado A-50.

"A Ucrânia já atacou aeronaves desse tipo antes, mas nunca em tamanha escala", disse Paul Adams, correspondente diplomático da BBC, em Kiev.

Para Chris Partridge, analista de armamentos da BBC News, "esses ataques representarão um golpe significativo na capacidade de ataque aéreo com mísseis de cruzeiro da Rússia",

"É possível que algumas das aeronaves russas não tenham sido completamente destruídas e possam ser consertadas, mas isso ainda as deixa – no mínimo – fora de combate por um longo período", diz o analista.

 

"Mais preocupante para Moscou, isso aponta novamente para a vulnerabilidade de importantes ativos militares bem dentro do próprio território da Federação Russa", prossegue Partridge.

Fontes indicaram que aviões de guerra russos também foram incendiados nas bases aéreas de Diaghilevo e Ivanovo, nas regiões centrais de Ryazan e Ivanovo.

Os militares ucranianos têm usado drones extensivamente contra a Rússia. — Foto: Getty Images via BBC

Os militares ucranianos têm usado drones extensivamente contra a Rússia. — Foto: Getty Images via BBC

Detalhes sobre como o ataque foi organizado vazaram à imprensa durante o dia.

De acordo com fontes do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU), a "Operação Teia de Aranha" levou um ano e meio para ser organizada e foi supervisionada pessoalmente pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

De acordo com fontes do SBU, drones FPV foram inicialmente contrabandeados para dentro da Rússia, assim como cabines móveis de madeira.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias