Um avião com 242 pessoas a bordo caiu na Índia nesta quinta-feira (12). O incidente ocorreu perto do aeroporto da cidade de Ahmedabad, no oeste da Índia, no início da tarde no horário local (manhã no horário de Brasília).
A aeronave, um Boeing 787-8 Dreamliner, caiu em uma área residencial segundos após a decolagem, em uma região próxima ao aeroporto, segundo a autoridade indiana de aviação.
Segundo a polícia local, 204 corpos foram recuperados, e entre as vítimas há passageiros e pessoas atingidas em solo. À agência de notícias indiana ANI afirmou que há dois sobreviventes, com base também na polícia da cidade.
Os trabalhos de busca ainda estavam sendo realizados até a última atualização desta reportagem, mas o jornal “Indian Express” afirmou, com base em fontes policiais, que não houve sobreviventes. O chefe da polícia da cidade também disse à agência de notícias Associated Press que, “aparentemente, não há sobreviventes”.
O voo era operado pela Air India e tinha como destino o aeroporto de Gatwick, em Londres, no Reino Unido. Autoridades indianas afirmaram que havia um total de 242 pessoas a bordo, sendo 232 passageiros e dez membros da tripulação.
A maioria dos passageiro, 169, tem nacionalidade indiana, mas havia também pessoas de outras nacionalidades, como 53 britânicos, sete portugueses e um canadense.
Um ex-ministro indiano da região de Gujarat estava na aeronave, segundo o jornal “India Today”
Um porta-voz da polícia afirmou que a aeronave caiu sobre um alojamento de médicos. “Muitas pessoas” morreram, afirmou o ministro da Saúde indiano, sem estimar o número de vítimas.
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, chamou o acidente de “tragédia”.
Ainda não havia informações sobre a causa da queda até a última atualização desta reportagem. Segundo o controle de tráfego aéreo do aeroporto de Ahmedabad, a aeronave emitiu um chamado de emergência “Mayday”, mas, em seguida, perdeu o sinal com a torre de comando.
Todas as operações no aeroporto de Ahmedabad foram suspensas. A Air India informou que feridos estão sendo levados para hospitais na região e que está cooperando com as autoridades que investigam a queda.
Um morador que presenciou a queda do voo da Air India descreveu à PTI, a maior agência de notícias da Índia, que havia
“corpos e destroços espalhados por toda a parte”, além de uma cena de caos, fumaça e destruição momentos após o acidente.
“Eu estava em casa quando ouvimos um estrondo enorme. Quando saímos para ver o que tinha acontecido, havia uma nuvem de fumaça espessa no ar. Quando chegamos aqui, corpos e destroços da aeronave estavam espalhados por toda parte”, afirmou o morador à agência.
Sensação
Vento
Umidade