4
1

Governador de RO não está entre autoridades que saíram de Israel nesta segunda-feira, 16

Grupo autoridades brasileiras deixaram Israel em direção a Jordânia. Marcos Rocha viajou para Israel, a convite do país, para participar de um evento sobre inovação em segurança pública.

16/06/2025 18h36
Por: Redação
Fonte: G1ro

Um grupo de 12 autoridades brasileiras deixaram Israel na manhã desta segunda-feira (16) em direção a Jordânia. O governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha, não faz parte da comitiva.

 

Marcos Rocha viajou para Israel, a convite do país, para participar de um evento sobre inovação em segurança pública. Segundo ele, a viagem que incluía visitas a empresas e startups, foi interrompida após o início do conflito.

Segundo apuração da GloboNews e do g1, autoridades do Rio de Janeiro, Paraíba, Minas Gerais, Goiás e outros estados ultrapassaram a fronteira terrestre entre Israel e Jordânia. Nenhum dos representantes de Rondônia está na lista oficial.

 

Ao menos 41 representantes do Brasil estão em solo israelense. Na noite de sexta-feira (13), a Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal fez um levantamento de todas as autoridades brasileiras que estão em zona de guerra e esperam por uma saída para conseguir voltar para o Brasil.

Confira os nomes de Rondônia:

 

  • Marcos Rocha – governador
  • Augusto Leonel de Souza Marques – secretário de Integração
  • Valdemir Carlos de Góes – secretário-chefe da Casa Militar
  • Maricleide Lima da Fonseca – chefe de Agenda do Governador
  • Rute Carvalho Silva Pedrosa – chefe de Gabinete do Governador
  • Renan Fernandes Barreto – chefe de Mídias do Governador

 

Na última conversa com a Rede Amazônica, Marcos Rocha informou que estava abrigado em um bunker distante da área de conflito, recebendo assistência do governo israelense e aguardando orientações para volta ao Brasil.

O governador diz que o espaço aéreo do país foi fechado justamente no dia em que a comitiva se preparava para embarcar. Não há previsão para que as viagens sejam liberadas. Enquanto isso, os rondonienses e outros brasileiros aguardam orientações do governo israelense.

A Rede Amazônica tentou contato com a comitiva de Rondônia na manhã desta segunda-feira, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem e Israel 'está em controle' do espaço aéreo de Teerã

Os ataques de Israel ao Irã começaram na última sexta-feira (13), noite de quinta-feira (12) no horário de Brasília. Os dois principais líderes militares do país foram mortos.

Em retaliação, o Irã lançou mísseis balísticos contra Israel, ferindo dezenas de pessoas. Aiatolá iraniano, Ali Khamenei, afirmou que Israel provocou uma guerra e cometeu um 'grande erro'.

Os ataques entre os países continuam nesta segunda-feira. Explosões foram registradas em Tel Aviv e Jerusalém.

Trump afirmou que os EUA poderão se envolver no conflito, mas que não estão envolvidos no momento. O presidente teria vetado um plano israelense para matar o líder supremo do Irã, Ali Khamenei

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias